Garganta Seca: Causas e Cuidados
Ter a garganta seca e aquela sensação de “garganta arranhando” traz diversos desconfortos para crianças e adultos. Ainda que esse não seja um sinal tão grave, num primeiro momento, exige cuidados preventivos para evitar novos episódios.
O que pode causar o sintoma de garganta seca?
No geral, essa condição aparece esporadicamente e é consequência de outras infecções e doenças que afetam a garganta direta ou indiretamente. As queixas e diagnósticos comuns citam:
Falta de hidratação: A palavra seca remete automaticamente a outra palavra: água. E com razão: se não hidratada, a garganta vai ressecando. A saliva, produzida pelas glândulas salivares, tem quase 99% da sua composição de água. Além de proteger a saúde bucal, uma de suas funções é umedecer a região. Se uma pessoa bebe pouca água, reduz a produção de saliva e permanece com a garganta seca. Quando a garganta e a boca estão secas, o quadro recebe o nome de xerostomia e pode ser constatada preliminarmente em uma avaliação odontológica.
Tempo mais seco: No outono e inverno a garganta costuma ficar mais seca do que em outras épocas do ano. Isso acontece porque sem a devida umidade a mucosa da garganta também resseca naturalmente. Outros sintomas associados são a rouquidão e o pigarro. A exposição excessiva ao ar-condicionado, no calor, tem o mesmo efeito.
Gripes e resfriados: As gripes e resfriados desencadeiam sintomas que podem variar de pessoa a pessoa, mas inclui normalmente o da garganta seca. Muitas vezes, a garganta inflamada obstrui a região e dificulta engolir alimentos ou líquidos. A tosse seca, que também acompanha pacientes com esses quadros, irrita a garganta e pode fazer com que as pessoas deixem de se hidratar para não sentir mais incômodos.
Quadros alérgicos: Muitas pessoas que têm alergia a pelo de animais (como as alergias a cães e gatos), ao pó e fungos, se queixam de ter a garganta mais seca ou dessa sensação desagradável. O ressecamento é uma das reações alérgicas que podem alterar o fluxo salivar.
Amigdalite e faringite: Complementam a lista das causas comuns da secura na garganta a amigdalite e a faringite, que são duas inflamações ou infecções que atingem a faringe e as amígdalas, respectivamente, e tornam toda região mais sensível.
3 Recomendações Básicas para Aliviar o Sintoma de Garganta Seca
- Beba água! Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um adulto precisa beber pelo menos 2 litros de água por dia.
- Dê preferência a um umidificador de ar, sempre que possível, e evite ficar tão próximo dos aparelhos.
- Evite fumar. O cigarro interfere na secreção salivar e pode reduzir a sua produção, levando a xerostomia.
- Faça uma boa higiene bucal para limpeza e estímulo da produção de saliva.
Os sintomas não passam? Consulte o otorrino
O otorrinolaringologista é o especialista que cuida do ouvido, nariz, garganta, laringe e pescoço. Em uma consulta de rotina, o profissional faz a anamnese e os procedimentos mais simples, como a inspeção da garganta (ao pedir que o paciente abra a boca) e os exames físicos da orelha, por exemplo. Sendo necessário e, dependendo da gravidade dos sintomas, podem ser solicitados exames específicos, como a videolaringoscopia.
No dr.consulta, consultas, exames e outros procedimentos para cuidados com a sua saúde saem mais barato. A assinatura do Cartão dr.consulta oferece descontos e outros benefícios exclusivos. Saiba mais:
Fontes:
- Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde (BVSMS)
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Jornalista especialista em gestão social e saúde com mestrado na UFPR.